Fome e guerra afetam cristãos no Iêmen

O cristão Saleh faz parte do trabalho de socorrer e encorajar a igreja local

Portas Abertas • 21 out 2024


Há dez anos, a guerra civil impacta a igreja no Iêmen

Há dez anos, a guerra civil impacta a igreja no Iêmen

Na semana passada, compartilhamos as últimas notícias sobre Saleh (pseudônimo), o evangelista ousado que é um dos homens mais procurados no Iêmen. Apesar da grande coragem e do profundo amor por Jesus, o cristão precisa ser o mais prudente possível quando consegue viajar para cumprir o ministério de fortalecer igrejas no Iêmen e não se move abertamente à noite.  


Saleh também viaja
durante o Ramadã (mês do jejum islâmico), pois as pessoas geralmente não saem durante o dia tanto quanto o normal, ficam em casa para preparar o ftar (refeição para quebra do jejum diário durante o Ramadã) ou para descansar. “Visitar durante esse período do ano torna o ministério de presença muito mais fácil. Posso sair durante a manhã para visitar meus irmãos e irmãs, orar e passar tempo com eles e encorajá-los”, afirma o cristão iemenita.  


Além disso, nos últimos anos, devido à
crise e às guerras no Oriente Médio, a economia do Iêmen deteriorou-se ainda mais. O país já estava desgastado por causa da guerra civil de dez anos e agora a crise humanitária se agravou. Muitas pessoas no Iêmen se preocupam se terão comida no dia seguinte. Saleh fica com o coração partido pelo que vê acontecer em sua terra natal. 


Fome espiritual e física extremas
 


“Os salários não estão sendo pagos e a comida — mesmo no mês do Ramadã — não é acessível. Vejo mais homens mendigando nas ruas e mulheres dispostas a vender seus corpos por uma refeição”, Saleh lamenta.
 


Mas os desafios não pararam o trabalho de Deus no Iêmen. “Ainda assim, o ministério continua online e offline, apesar de tudo o que está acontecendo por causa das crises. A perseguição levou a igreja a ter mais sabedoria e maturidade em assuntos espirituais, assim como em outros aspectos da vida”, afirma o evangelista.
 


A
rede de igrejas que Saleh iniciou está amadurecendo espiritualmente. Os líderes na igreja secreta discipulam pessoas tanto online quanto offline, dependendo da área onde os cristãos perseguidos vivem. “Notei o quanto meus irmãos e irmãs em Cristo amadureceram na fé. Eles estão dominando melhor a palavra de Deus e conseguem conduzir estudos bíblicos poderosos que se aplicam as suas vidas”, testemunha.  


Por meio de diferentes programas de discipulado e escolas de liderança, a igreja no Iêmen está amadurecendo, ficando mais forte e mais influente em um país tão difícil e hostil ao evangelho, a ponto de ocupar a 5ª posição na
Lista Mundial da Perseguição 2024. 


Ousadia perigosa
 

Cristãos enfrentam perseguição extrema no Iêmen (foto representativa)



Saleh ora por sabedoria na forma como as reuniões devem ser realizadas e para encorajar os cristãos locais a crescerem em sua fé. “Somos gratos pelas mensagens de encorajamento que vocês nos enviam. Essas orações nos levantam em tempos difíceis e nos asseguram que não estamos sozinhos e que somos apoiados por irmãos e irmãs de todo o mundo.”
 


Embora Saleh saiba que sua ousadia pode ser perigosa, ele realmente acredita que seu dom espiritual é compartilhar as boas-novas com quem quer que encontre. “Alguns acreditam que minhas ações são imprudentes, mas me recuso a acreditar que o que estou fazendo é errado”, conta Saleh e reafirma que
nunca parará de seguir o chamado de Deus. 


“Acho que me tornei o homem que anda sozinho porque as pessoas têm medo de estar ao meu redor. Como disse, se ficarmos em casa e não fizermos nada, estaríamos seguros,
mas que tipo de cristãos seríamos se não arriscássemos nossa vida para que outros conhecessem a vida?”, conclui Saleh após a última conversa com contatos da Portas Abertas. A rede de igrejas de Saleh e seus diversos ministérios para fortalecer e equipar os cristãos no Iêmen continuam a receber o apoio da Portas Abertas e contam com as orações da igreja global. 


Alimento para cristãos famintos no Iêmen 

Em meio a dez anos de guerra e colapso da economia, as pessoas no Iêmen não têm condições de comprar comida. Sua doação garante alimento a um cristão que enfrenta perseguição extrema no Iêmen, ajudando sua família a sobreviver. Ajude! 


Pedidos de oração
 

  • Ore para que a igreja no Iêmen continue a crescer e se espalhar pelo país, e que mais líderes corajosos, como Saleh, surjam para trazer esperança ao povo iemenita. 
  • Interceda pelos líderes iemenitas capacitados recentemente e que estão envolvidos no discipulado de cristãos locais. 
  • Peça a Deus que sustente com alimento físico e espiritual os cristãos perseguidos afetados pela crise humanitária e guerra civil no Iêmen. 


Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco