O que é Sul da Ásia?

Países da região apresentam grande diversidade política, linguística e étnica

Portas Abertas • 06 abr 2023


As principais religiões dos países da região são islamismo, hinduísmo e budismo

As principais religiões dos países da região são islamismo, hinduísmo e budismo

O Sul da Ásia é lar de um das civilizações mais antigas conhecidas do mundo, a civilização do indo, e hoje é uma das regiões mais densamente populosas do planeta. Apesar de uma história de fragmentação política, linguística e étnica, o povo da região é unificado por uma perspectiva ética e cultura em comum. A riqueza de uma literatura textual milenar em sânscrito, prácrito e línguas regionais é o principal fator unificador. Música e dança, cerimônias tradicionais, formas de adoração e ideiais literários são similares por todo o Sul da Ásia, embora a região tenha sido dividida em um padrão de caleidoscópio político ao longo dos séculos.


Os países que compõem a região são: Afeganistão, Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka. Em todos os países do Sul da Ásia há perseguição aos cristãos, sendo ela extrema, severa e alta. Você pode encontrá-los tanto na Lista Mundial da Perseguição 2023 quanto na Lista de Países em Observação.


Quais as divisões do Sul da Ásia?


A região do Sul da Ásia muitas vezes também é chamada de Subcontinente Indiano, mas esse termo às vezes é usado de forma mais restrita, referindo-se apenas a Bangladesh, Índia e Paquistão.


Qual é o contexto d
o Sul da Ásia?


As fontes da civilização sul-asiática são muito diversas


A civilização sul-asiática é fruto de padrões culturais estabelecidos por mais de quatro milênios de interação global, incluindo sucessivas ondas de migração, conquistas e povoamento. As fontes mais proeminentes da civilização sul-asiática são notavelmente diversas: pré-históricas, mesopotâmios, indoeuropeus, gregos, árabes, turco-mongóis, persas, europeus, entre outros.


Uma rica diversisdade de crenças e práticas religiosas, bem como arte regional, vestimenta, culinária e linguagem continuam até hoje. Tal diversidade persistiu, em partes, porque as ordens religiosas, culturais e sociais dominantes nunca foram constestadas.


Como os cristãos são perseguidos n
o Sul da Ásia?


No Sul da Ásia famílias cristãs, com frequência, escondem a fé dos próprios filhos, afinal, se preocupam sobre em quem podem confiar com relação à fé. Cristãos descobertos têm os filhos automaticamente tomados e dados para adoção. Essas crianças serão perseguidas na nova família e na escola.


Mulheres cristãs podem ser forçadas a se casar com um muçulmano ou confinadas dentro de casa. Elas também podem ser vendidas como escravas ou para prostituição, serem privadas de comida, água e assistência médica, trancadas em quartos, agredidas, queimadas ou maltratadas sexualmente. Em outros países, mulheres e meninas ainda são negligenciadas e percebidas como inferiores. Elas têm taxas mais baixas de alfabetização e educação. A preferência da sociedade por meninos leva ao aborto seletivo de meninas e ao infanticídio feminino. A mídia traz relatos de estupros de mulheres todos os dias. As forças policiais muitas vezes não mostram interesse real em ajudar as vítimas ou fazer justiça sobre os criminosos.  


Em países do Sul da Ásia, mulheres e meninas são negligenciadas e percebidas como inferiores


Já os homens enfrentam abuso verbal, aprisionamento, tortura, abuso sexual e até mesmo ameaça de morte. Membros das famílias de convertidos também podem ser perseguidos, sendo suspeitos por associação.   


Em alguns países da região, é enorme o nível de violência física e a falta de respeito pela vida humana. Homicídios de honra, ataques com ácido, linchamentos por multidões, execuções e muitas outras atrocidades acontecem todos os dias. Os cristãos são muitas vezes vítimas dessas práticas, o que as longas listas de incidentes violentos publicados anualmente testificam.


Convertidos não têm espaço nenhum para viver a fé cristã e cristãos estrangeiros residentes no país não têm possibilidade de cultuar juntos sem temer prisão ou deportação. Famílias e comunidades são fontes de perseguição e monitoram as atividades dos convertidos, sobretudo nas áreas rurais, isso restringe a vida cotidiana deles mais do que os grupos radicais no momento. Já os cristãos de origem muçulmana vivem sob pressão de grupos islâmicos radicais ou da cultura islâmica em seus bairros. Eles enfrentam muita violência e frequentemente se reúnem em igrejas domésticas pequenas ou em grupos secretos devido ao medo de ataques.


Como a Portas Abertas apoia os cristãos n
o Sul da Ásia?


Mulheres participam de projeto de alfabetização no Sul da Ásia


A Portas Abertas fortalece os cristãos perseguidos no Sul da Ásia provendo Bíblias e materiais de discipulado, ajuda emergencial, treinamento bíblico, de preparação para a perseguição, de subsistência e projetos de alfabetização, desenvolvimento comunitário e socioeconômico, promovendo oração e advocacy.


Perseguição extrema aos cristãos no Sul da Ásia


Quando um cristão é apoiado em situações de crise, ele tem forças para resistir e se manter firme na fé que escolheu seguir. Dessa forma, ele poderá encorajar outros seguidores de Jesus a crescerem na fé e lutar para que o amor de Deus alcance mais pessoas mesmo nos países que parecem fechados para o evangelho. Socorra seguidores de Jesus com grandes necessidades físicas, emocionais e espirituais.


Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco