Mais um cristão sai da prisão no Irã

Decisão faz parte de projeto dos líderes iranianos

| 26/02/2023 - 08:00

Após meses de protestos, líderes buscam aprovação de iranianos insatisfeitos (foto: Article 18)

Após meses de protestos, líderes buscam aprovação de iranianos insatisfeitos (foto: Article 18)


Hadi Rahimi, conhecido como Moslem, é o segundo cristão liberto da prisão em fevereiro. Segundo a organização Article 18, a decisão foi resultado da comemoração do 44º aniversário da Revolução Islâmica no Irã. A cada ano, durante a celebração, os líderes iranianos escolhem alguns prisioneiros para receberem o perdão do Estado.  

 

Moslem, de 33 anos, foi liberto na última quarta-feira, 15 de fevereiro, da prisão de Evin, na capital do Irã. Como outros cristãos, ele foi acusado de "ameaçar a segurança nacional" e "propagar o cristianismo zionista" por organizar uma igreja doméstica.  

 

Ele é integrante da igreja Church of Iran, do pastor Yousef Nardakhani, e foi condenado com outros quatro cristãos em 2020, incluindo sua tia Mehri, que continua presa. O cristão estava há um ano na prisão de Evin e deveria cumprir mais quatro anos de sentença.  

 

Em busca de aprovação 

Em 2023, a decisão teve um significado maior. Há quase cinco meses, o Irã enfrenta protestos de multidões insatisfeitas com a teocracia islâmica. Desse modo, as libertações e outros passos do aiatolá Ali Khamenei durante o aniversário da Revolução Islâmica foram uma tentativa de reconquistar a aprovação do povo iraniano e acalmar os manifestantes.  

 

Segundo artigo do Financial Times, publicado na Folha de São Paulo, o líder iraniano tem feito aparições frequentes na vida pública, em programas de televisão e encontros com a juventude iraniana para apagar a imagem negativa do governo. Em menos de cinco meses, cinco cristãos foram libertos: Moslem, Saheb, Fariba, pastor Nasser e Anahita. Ainda há muitos cristãos iranianos presos e as recentes libertações não significam que as condenações foram justas.  

 

Agradecemos seu apoio em oração e pela libertação dos nossos irmãos na fé e contamos com seu apoio em intercessão pelos que continuam presos.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2023 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco