Perseguição aos cristãos volta a crescer no mundo

Confira as principais informações da Lista Mundial da Perseguição 2022

| 25/01/2022 - 08:00

A estimativa é que 1 em cada 7 cristãos no mundo enfrenta perseguição extrema, severa ou alta

A estimativa é que 1 em cada 7 cristãos no mundo enfrenta perseguição extrema, severa ou alta


Em 2022, mais de 360 milhões de cristãos ao redor do mundo enfrentam altos níveis de perseguição e discriminação por causa da fé em Jesus. A Lista Mundial da Perseguição 2022 mostra um aumento de quase 6% em relação ao ano anterior e a estimativa é que 1 em cada 7 cristãos no mundo enfrenta perseguição extrema, severa ou alta.


Na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2022, os 50 países classificaram níveis de perseguição extrema e severa. Além do Top50, outros 26 países ficaram na Lista de Países em Observação, sendo cinco deles com mais de 61 pontos e outros 21 com mais de 41 pontos. Com perseguição extrema, além dos países do Top10, também está a Arábia Saudita.


O grande destaque da edição 2022 é a mudança no primeiro lugar. Depois de 20 anos, a Coreia do Norte deixa o primeiro lugar da LMP e quem assume é o Afeganistão. É importante lembrar que isso não quer dizer que a perseguição não possa piorar no Afeganistão ou que a situação na Coreia do Norte tenha melhorado.

O que mudou?

No quesito novidades, temos Níger (33º) e Cuba (37º). Níger foi o país que mais subiu posições, o que se deve principalmente à pressão e à violência de extremistas islâmicos. Já em Cuba, o regime ditatorial intensificou as ações contra líderes cristãos e ativistas que se opõem aos princípios comunistas, principalmente após as manifestações de julho de 2021.


Quanto aos países que mais subiram posições, além dos recém-integrados ao Top50, a Indonésia subiu 19 posições, passando do 47º para o 28º lugar. O Catar saiu da 29ª e foi para 18ª colocação, e o Butão deixou o 43º para alcançar o 34º lugar.


Os dados da LMP ajudam a direcionar o trabalho feito pela Portas Abertas. Por meio deles, é possível entender onde há maior perseguição aos cristãos e como trabalhar de maneira efetiva para ajudar os cristãos perseguidos e manter a igreja viva. Clique aqui e leia todos os destaques da Lista Mundial da Perseguição 2022.



Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

© 2022 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE