Assassinos da cristã Deborah permanecem impunes

A jovem nigeriana foi morta há um ano na universidade

Portas Abertas • 12 mai 2023


A morte da cristã despertou protestos no estado de Sokoto (foto representativa)

A morte da cristã despertou protestos no estado de Sokoto (foto representativa)

*Aviso: conteúdo sensível (violência extrema)   


Há um ano, 
a cristã Deborah Samuel foi assassinada por colegas da universidade no estado de Sokoto, Nigéria. O ataque foi motivado por uma mensagem de voz de Deborah no WhatsApp que foi considerada blasfêmia contra o islã. Até agora, a polícia não prendeu nenhum dos agressores.  


O ataque aconteceu no dia 12 de maio de 2022 na universidade de Shechu Shagari, no Norte da
Nigéria. Antes mesmo que Deborah pudesse se defender, uma multidão de estudantes se juntou, apedrejou e incendiou o corpo da jovem.  

Dois suspeitos foram presos pouco depois do assassinato e acusados de conspiração criminosa e perturbação da ordem pública, mas logo foram liberados. A decisão despertou protestos em Sokoto em 2022.
Nigerianos questionam as autoridades que até agora não condenaram ou prenderam os responsáveis pelo atentado.  


Impunidade endêmica
 


“O assassinato brutal de Deborah Samuel e a falta de investigação do caso demonstram a impunidade que se tornou um problema endêmico na Nigéria, especialmente quando as vítimas são cristãs”, disse o especialista legal da Portas Abertas na África Subsaariana.
 


Falsas acusações de blasfêmia têm sido usadas para causar tumultos e ataques a cristãos no Norte da Nigéria. Na região, é aplicada o código penal da sharia (conjunto de leis islâmicas). Uma semana depois da morte de Deborah, a cristã Rhoda Jatau foi presa sob acusação de blasfêmia.
 


Rhoda é uma agente de saúde do estado de Bauchi, no Nordeste da Nigéria, e foi vítima do ataque de uma multidão depois de enviar uma mensagem no WhatsApp condenando o assassinato de Deborah, pouco depois foi levada para a delegacia.
 


A Nigéria viu a insurgência de uma grande onda de violência nos últimos anos. Ataques de grupos jihadistas, como Boko Haram, Estado Islâmico da Província da África Ocidental (ISWAP), militantes fulanis e grupos criminosos. É o país número um em violência contra cristãos e o 6o colocado na Lista Mundial da Perseguição 2023.
 


Ajude cristãos traumatizados na Nigéria 


Mortes, ameaças e violência causam danos profundos nos cristãos nigerianos que são vítimas de ataques. Sua
doação permite que eles recebam alimentos e cuidados pós-trauma para encontrarem consolo em Cristo.

 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco