LMP 2026 | Mais de 388 milhões de cristãos são perseguidos no mundo

A Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2026 revela que a pressão e a violência atingiram mais de 388 milhões de cristãos em todo o mundo. Os números da pesquisa, realizada entre 1 de outubro de 2024 e 30 de setembro de 2025, mostram que a perseguição extrema cresceu e agora atinge 15 países. O novo integrante do Top15 é a Síria, ocupando a 6ª posição. Já o Mali figura em 15º lugar com os cristãos locais enfrentando perseguição extrema.
O que é destaque na Lista Mundial da Perseguição 2026?
Dos 50 países da LMP 2026, 34 experimentaram aumento da perseguição aos cristãos. O principal destaque foi a Síria, que saltou da 18ª para a 6ª posição. Isso foi gerado pelo aumento da violência, que envolveu ataques a igrejas, fechamento de escolas cristãs e assassinatos de seguidores de Jesus. A queda do regime de Bashar al-Assad, em dezembro de 2024, abriu espaço para milícias locais e grupos armados, tornando os cristãos ainda mais vulneráveis a intimidação, extorsão e ataques.
“O ataque de junho em Damasco, que matou 22 cristãos, destruiu qualquer ilusão de segurança. Essa realidade exige atenção urgente: quando a proteção estatal colapsa e a ideologia extremista ocupa o vazio, minorias religiosas pagam o preço. O mundo não pode virar as costas novamente”, explica Marco Cruz, secretário-geral da Portas Abertas.
O Nepal voltou à LMP 2026, ocupando o 46º lugar. A última vez presente no ranking foi na LMP 2022. Houve um aumento no índice de violência no país, com mais cristãos presos, abusados física e mentalmente e mais igrejas atacadas. Como a LMP se restringe a 50 países, o Vietnã saiu da LMP 2026, mas isso não significa que não haja perseguição aos cristãos no país.
Crise na África Subsaariana
A perseguição na África Subsaariana não para de aumentar e atinge os seguidores de Jesus de 14 países. Mais de 721 milhões de pessoas enfrentam a violência e quase metade delas é cristã.

Três países atingiram a pontuação máxima de violência em 2026 – todos na África Subsaariana: Sudão, Nigéria e Mali. A Nigéria continua sendo o país mais mortal para os cristãos. Dos 4.849 cristãos mortos no mundo, 3.490 eram nigerianos – um aumento em relação aos 3.100 do ano anterior.
O crescimento da violência na região é consequência de um padrão que se repete: governos fracos deixam de atuar e o vácuo de poder é preenchido por grupos extremistas. Isso acontece em países como Burkina Faso, Mali, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Somália, Níger e Moçambique
Saiba tudo sobre a LMP 2026
Conheça mais sobre a perseguição extrema aos cristãos. Baixe o mapa e o e-book gratuitos e entenda como apoiar seus irmãos na fé.
Notícias relacionadas

LMP 2026 | Mais de 388 milhões de cristãos são perseguidos no mundo

Igreja é fechada e cristãos são levados a delegacia na China



