O que é Leste e Sudeste Asiático?

Mesmo abrigando diversos países, a região compartilha sua história política e econômica

Portas Abertas • 07 abr 2023


Em países de contexto muçulmano, muitos cristãos convertidos experimentam pressão de familiares

Em países de contexto muçulmano, muitos cristãos convertidos experimentam pressão de familiares

O Leste e Sudeste Asiático contêm o país mais populoso do mundo, a área metropolitana mais populosa e algumas das civilizações mais antigas do mundo. Essa é uma região com disparidades internas intensas e um cenário que tem sido e continua sendo transformado por forças econômicas, políticas e físicas. Embora o Leste e Sudeste Asiático seja muitas vezes divididos em duas regiões, eles compartilham uma história política e econômica em comum e forças geopolíticas globais continuam transformando esse território.


Os países que compõem a região são: Brunei, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Ilhas Paracel, Ilhas Spratly, Indonésia, Japão, Laos, Macau, Malásia, Mianmar, Mongólia, Papua Nova Guiné, Singapura, Tailândia, Taiwan, Timor-Leste e Vietnã. Em oito dos 22 países do Leste e Sudeste Asiático há perseguição aos cristãos, sendo ela extrema e severa. Você encontra todos os países onde cristãos são perseguidos na região na Lista Mundial da Perseguição 2023.


Qual é o contexto d
o Leste e Sudeste Asiático?


A história do povoamento humano no Leste e Sudeste Asiático começa na China. Evidência de humanos pode ser encontrada na região datando cerca de 80 mil anos atrás. Enquanto algum humanos primitivos permaneceram no Leste Asiático, outros seguiram a costa e continuaram em direção ao Sudeste Asiático há mais de 50 mil anos atrás. Isso foi durante o período glacial conhecido como Era do Gelo.


Ligações comerciais com o Sul da Ásia levaram o hinduísmo e depois o budismo para a região


No Leste, as dinastias chinesas dominaram o cenário político por boa parte da história da região. Elas estabeleceram rotas de comércio, um exército forte e forjaram conexões com Coreia e Japão. No Sudeste, entretanto, ligações comerciais com o Sul da Ásia levaram o hinduísmo e depois o budismo para a região. Eventualmente, o islamismo se espalhou pelo Sudeste Asiático, principalmente como resultado dos missionários sufistas, parte de um ramo místico da religião.


Como os cristãos são perseguidos n
o Leste e Sudeste Asiático?


Os cristãos na região devem tomar extrema cautela ao falar sobre a fé e há limites que não podem ser ultrapassados se os cristãos quiserem evitar reações negativas dos oficiais. As autoridades locais costumam fazer uso da atitude hostil da sociedade em relação aos cristãos para justificar seu monitoramento.   


Em países de contexto muçulmano, muitos cristãos convertidos experimentam pressão de familiares. No entanto, a intensidade da perseguição varia e é principalmente na forma de isolamento e abuso verbal. Uma vez que uma igreja é vista como proselitista (como acontece principalmente com igrejas evangélicas e pentecostais), logo se depara com problemas com grupos islâmicos radicais. Dependendo da região, os grupos não tradicionais da igreja também têm dificuldades em obter permissão para construir igrejas. Mesmo se eles conseguirem cumprir todos os requisitos legais, incluindo processos judiciais, as autoridades locais ainda os ignoram.


Autoridades monitoram os cristãos e costumam ser hostis com eles   


Todos os cristãos são observados pelas autoridades, mas o foco mais forte é contra grupos protestantes não tradicionais, pois esses tendem a ser mais ativos em testemunhar sobre a fé. Quando a conversão ao cristianismo se torna conhecida, o cristão é geralmente denunciado às autoridades islâmicas ou simplesmente expulso da comunidade. Cristãos de origem muçulmana são excluídos da família e é um problema para o cônjuge não muçulmano pedir a custódia dos filhos. No entanto, há casos em que cristãos de origem muçulmana são aceitos pela família, que conhece a Cristo também. Para os cristãos de origem hindu ou budista, a pressão é maior por parte da família, pois o governo está mais preocupado com a conversão de muçulmanos. Os convertidos do islamismo enfrentam níveis consideráveis de pressão, já que a conversão é considerada ilegal e tudo será feito para levá-los de volta à fé original.


Como a Portas Abertas apoia os cristãos
no Leste e Sudeste Asiático?


Cristãs norte-coreanas refugiadas na China participam de treinamento de preparação para a perseguição

A Portas Abertas fortalece os cristãos perseguidos no Leste e Sudeste Asiático fornecendo Bíblias e literatura cristã, projetos de desenvolvimento socioeconômico, discipulado, treinamento de preparação para a perseguição, apoio para defesa legal, campanhas de oração e ajuda emergencial.


Socorra cristãos no Leste e Sudeste Asiático?


Diversos cristãos no Leste e Sudeste Asiático enfrentam perseguição e há outros milhares em todo o mundo que morrem pelo simples fato de seguir a Jesus. Porém, com uma doação, você socorre seguidores de Jesus com necessidades físicas, emocionais e espirituais.


Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco