Conheça o tema do DIP 2022

No próximo Domingo da Igreja Perseguida, igrejas de todo o Brasil se unirão para interceder em favor da Nigéria e Oeste Africano

Portas Abertas • 8 nov 2021


O tema do Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2022 será "Nigéria e Oeste Africano"

O tema do Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2022 será "Nigéria e Oeste Africano"

O Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2022 já tem data marcada. No próximo dia 12 de junho, a igreja brasileira se reunirá para interceder pela “Nigéria e Oeste Africano”. Esse foi o tema escolhido para a próxima edição já que a região é considerada a mais perigosa do continente. Ela conta com 76% dos ataques fatais e 83% das mortes. Desses países, a Nigéria tem o maior percentual de cristãos mortos, totalizando 74%. 


Entre os continentes pesquisados na Lista Mundial da Perseguição 2021, a África é o lugar onde mais seguidores de Jesus são mortos, totalizando 90% das mortes do mundo todo. Com esses números é possível perceber que a igreja no Oeste Africano está sob ataque, tendo sua existência ameaçada.

O que é o Oeste Africano?


Conheça os países do Oeste Africano e suas posições na Lista Mundial da Perseguição 2021 e na Lista de Países em Observação


O continente africano é muito amplo em território e população. Indícios mostram que o Norte da África, também conhecido por Setentrional, é a região mais antiga do mundo. As outras divisões no continente foram feitas de acordo com a colonização europeia, que inclui franceses, portugueses e espanhóis. No total, são cinco grandes regiões que incluem países com semelhanças geográficas, políticas, econômicas e culturais.


O Oeste Africano, que também pode ser chamado de África Ocidental, é composto por 17 países. Ao todo, mais de 300 milhões de pessoas viviem na região. Entretanto, a Portas Abertas não atua em todos esses países, já que apóia cristãos apenas onde há perseguição.


Sendo assim, os países da região classificados na Lista Mundial de Observação e na Lista de Países em Observação de 2021 são Nigéria, Mali, Burkina Faso, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Camarões, Níger, Chade, Guiné, Angola, Gâmbia, Togo e Costa do Marfim. Os cristãos que vivem nesses países enfrentam diversos desafios pela fé em Cristo, como discriminação por parte do governo ou marginalização social em suas próprias comunidades.


Além disso, a violência direcionada e contínua resulta em cristãos mortos, feridos física e mentalmente, ataques a casas e lojas de cristãos, sequestros, violência sexual, casamentos forçados, prisões sem julgamento e ataques a igrejas. Muitas vezes, por conta disso, aldeias cristãs inteiras precisam fugir procurando um local onde possam sobreviver.

Números da violência

Os altos níveis de violência são principalmente devido à agenda de expansão islâmica. Com isso, na região, segundo dados da Lista Mundial da Perseguição 2021, mais de 2,6 mil cristãos foram mortos, sendo mais da metade das mortes apenas na Nigéria. Além disso, mais de 7,5 mil sofreram ferimentos físicos e mentais, mais de 2,2 mil casas e outras propriedades de cristãos foram destruídas; mais de 1,7 mil lojas de cristãos foram atacadas; pelo menos 729 cristãos foram sequestrados; mais de 2 mil mulheres cristãs enfrentaram violência sexual e aproximadamente 300 foram forçadas a se casar. Quanto às igrejas, mais de 3,4 mil foram atacadas.


Diante dessa realidade, nosso objetivo é fortalecer esses cristãos ameaçados e garantir que vivam firmados em Cristo e com ousadia para compartilhar o evangelho, apesar da perseguição. Sem as orações e apoio do corpo de Cristo seria impossível auxiliar a igreja na Nigéria e Oeste Africano.


DIP 2022

Você também pode participar desse movimento de oração. Para realizar o DIP, basta ter uma autorização do líder de sua igreja. Depois, cadastre-se em nosso site e nós lhe ajudaremos a preparar um tempo especial dedicado à Igreja Perseguida. Para isso, disponibilizaremos materiais e vídeos para serem usados na igreja tanto antes como no dia do evento.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco